badge

domingo, outubro 25, 2009

@ Luanda

Após 3 semanas de estar em Luanda, uma pessoa já se começa a habitual ao estilo de vida da cidade, ao trânsito caótico constante, ao tempo perdido desnecessariamente à espera de algo, ao preços a que as coisas são vendidas ( que é estupidamente caro ), resumindo, entras na rotina da cidade e dos esquemas que existe para tudo e mais alguma coisa.
Em relação ao trânsito, acho que tão depressa não me vão apanhar a queixar do trânsito da 2ª Circular, sinceramente, isso é para meninos, aqui existe uma coisa à qual eu chamo "trânsito adaptativo"!!! E em que é que consiste esse tal "trânsito adaptativo", pois então, é muito simples mesmo... Imagine-se uma estrada de dois sentidos com duas faixas para cada lado, então, nas horas de ponta o trânsito é mais intenso num dos sentidos, e nesse sentido passam a ser três faixas para um lado e uma para o outro, aqui não existem sentidos proibidos =P, e quando o trânsito está mesmo mau, essa mesma estrada pode passar para a configuração "5+1", ou seja, cinco faixas no sentido do engarrafamento e uma no outro!!! Eu sei que anteriormente tinha dito que a estrada tinha somente quatro faixas, mas há sempre espaço para mais uma ou duas faixas, e às vezes nem os separadores são impedimento para que tal aconteça!!! Neste aspecto, o trânsito em Luanda é uma aventura, todos os dias!!! Ah!!! E tenho que dizer que os nossos taxistas, a.k.a. "fogareiros", são uns autênticos santos das estradas, porque aqui o "candongueiros" são o maior perigo possível das estradas!!! Superam mesmo as mulheres, peço desculpa pelo estereótipo =D... Não dá para descrever os "candongueiros", tem que se ver!!! E é bem fácil de os distinguir no trânsito, nem que seja pelas suas carrinhas Toyota Hiace de 9 lugares, brancas na metade superior e azuis na inferior!!! (Ma Toyota est fantastique!!! (ver vídeo de como destruir um Toyota)) E mais de 90% dos carros que aqui andam são Toyotas, acho que aqui não ia ter muitas dificuldades em vender a minha "Sónia Cristina", a.k.a, Toyota Yaris Luna 1.0.
Mas tenho que salientar uma coisa, eu nunca vi nenhum sítio com tantos jipes!!! Desde Hummers H2 a H3, Porsches Cayenne de todas as cores possíveis, até aos normalíssimos Jimnys e muitos, mas mesmo muitos Toyotas. Se calhar é porque aqui um litro de gasolina custa menos que um litro de água!!! A título de exemplo, a gasolina aqui está a 40kwansas e o diesel a 29kwansas cada litro, que é mais ou menos, 0.32€ e 0.23€ respectivamente, enquanto que no hotel onde estou, uma garrafa de água de 1.5l (do Caramulo!!!) custa 8.5 dólares (5.67€, o que dá 3.78€ o litro de água, uma diferença pequena).
Tirando os preços dos combustíveis ainda não descobri nada que fosse tão em conta comprar aqui, tendo em conta que até para comer isto é caro, é sempre bom gastar perto de 20€ para comer um "prego" e beber uma Cuca, ou então, de pagar 490 dólares por cada noite no hotel!!! É um sítio bem fish para se gastar pouco dinheiro!!! =D
Mas Luanda também tem uns sítios giros para sair à noite e esquecer um pouco a rotina do trabalho, a Ilha do Cabo, mesmo à frente da marginal de Luanda, está completamente cheia de restaurantes, bares, discotecas e praias. E há sítios para agradar a gregos e troianos, e do pouco que conheço de lá, recomendo o Chill Out, que é um restaurante/bar/discoteca quase que completamente "colonizado" por europeus!!! E por acaso este fim de semana aconteceu-me uma situação "gira/inesperada" lá, estava muito bem na conversa com um colega meu do trabalho, quando de repente olho para o lado e vejo um antigo colega meu da faculdade!!! Qual é a probabilidade de isto acontecer quando se está a 4000 milhas de "casa"?!?! É quase como a probabilidade de entrar no elevador do hotel e dar de caras com o Péle (Ah... Isso também já aconteceu à umas semanas atrás!!!)... Mas o espanto e a surpresa do inesperado sempre dá asas a uns dedos de conversa e mais um ou outro copo, o mais "estranho" é que não era a única pessoa que me conhecia lá!!! Eu é que pelos visto não reconhecia... E tudo gente daquela "fantástica" faculdade!!! =P

Mas agora, nos próximos tempos vou conhecer outros sítios para além de Luanda... Ouvi dizer que "isto" até era um país grande!!!

3 comentários:

Marta da Cunha e Castro disse...

É só passeio, tou a ver!! =)
Bem, vá quero um recuerdo de cada sitio!!! Não penses que te safas sem trazer presentinhos pa JE!!! =)

Nuno Alves disse...

Ui!!! Sim, o que isto tem mais são lojas de "recuerdos", eles até têm o hábito de colocar lojinhas destas de 20 em 20km!!! =P
A única coisa que vi para comprar de "recuerdo" foram uns pilões, havia de vários tamanhos, feitios e cores, estavam à venda na berma duma estrada.

Marta da Cunha e Castro disse...

As desculpas que uma pessoa inventa só para não levar prendinhas!!