badge

quinta-feira, outubro 29, 2009

Road Trip - parte 3

Esta parte da road trip por Angola tem muito pouco de road trip!!! Até porque começou comigo às 4h30 da manhã no aeroporto de Luanda!!! Mas como air trip não soa muito bem e dava cabe da sequência de posts ficou à mesma road trip!!! =P
O meu dia de quinta-feira começou bem cedinho, eram 3h40 já estava fora da cama (que mal aqueceu), isto para estar no aeroporto às 4h30 como já tinha referido. E para quê?!?! Para entrar no avião às 7h30 e fazer uma viagem de 50m!!! Que seca que apanhei naquele aeroporto, até deu para dormir na sala de embarque...
A espera ao menos valeu a pena, fui num Boeing 737 novinho e em classe executiva, tinha todo o "espaço do mundo" só para me esticar e "bater um choco".
Desta vez o meu destino era para o Kuito, a capital da província de Bié, ou seja, para a terra de ninguém, para o fim do mundo tal como os meus "queridos" colegas diziam...
Chegado ao aeroporto do Bié, que consegue ser mais pequeno que a minha casa, e infelizmente ela é pequena, a aventura começou logo ali!!! Obviamente, como ali naquele aeroporto não havia máquina de Raio-X a revista às bagagens era feita ali, bagagem a bagagem, por um polícia. E adivinhem lá quem foi o primeiro?!?! Tcharam!!! O "Je"!!! Mal o polícia abre a mala e o que é que ele encontra logo?!?! Um estojo com um canivete, um alicate de corte e outro materiais parecidos, logo seguido de umas placas (vamos assim lhes chamar, para facilitar) que levava para configurar. Imagino as perguntas que não iam naquela cabecinha!!! A quantidade de vezes que ele olhou para as placas e a quantidade de vezes que as andou a rodar a tentar perceber para quê que eu tinha aquilo na mala!!!
Passado o "check-out", veio o segundo berbicacho do dia!!! "Cadé" o motorista?!?! Ah!!! Baldou-se, e ainda por cima tem o telemóvel desligado. Por acaso era um dos meus sonhos, ser completamente abandonado numa província no interior de Angola, daquelas que foi profundamente afectada pela guerra, onde a única pessoa que conhecia era o meu colega que tinha vindo comigo!!!
Mas lá me safei, telefonei ao "bacano" que era responsável pelas instalações onde eu ia trabalhar, e lá nos veio buscar ao aeroporto e levou-nos para o "site", que era novamente composto por 5 agradáveis contentores!!! O problema de sair do aeroporto estava resolvido, agora, o problema era sair do "site" para o hotel, para o aeroporto, etc... Então e uma rent-a-car?!?! Não percebi senão tinham ou se a rent-a-car não tinha carros!!! Mas o que me valeu no Bié foi esse bacano, estava um carro no "site" que era do colega dele, e foi com esse carro que andamos por lá!!! O giro foi, quando o colega dele chegou, perguntamos se era possível nos alugar o carro, quanto era e se nos podia passar uma factura?!?! Impecável!!! O carro era da esposa dele, ela já não usava à uns tempos, o aluguer por dia eram 10000 kwansas ( pouco mais de 100 dólares) e no dia seguinte arranjava-nos uma factura!!! Próximo problema?!?! O carro tinha a bateria descarregada!!! Not my problem!!! Ele lá "desenrascou", quando precisei de sair o carro andava e era o que interessava!!!
Até para fazer o meu trabalho faltavam lá coisas, tive de andar a inventar para arranjar uma solução!!! Naquele sítio tinha de ser tudo a "desenrascar"... Trabalho preparado, fomos até ao hotel na nossa viatura alugada, que não ficou sem bateria até lá =), e mais nada de anormal aconteceu no resto do dia!!! Graças a Deus (como os zucas tanto gostam de dizer)!!! Foi fazer o trabalho, dormir e fugir dali!!! O dono do carro ainda foi connosco até ao aeroporto para depois trazer o carro, e mal desligamos o carro à porta do aeroporto, a bateria puff!!! Ainda tive de andar a empurrar o carro!!! Ah, e não esquecendo, o rapaz sempre nos trouxe a factura e na descrição até vinha "Aluguer de viatura". Espectacular, é o que tenho a dizer.
Uma situação gira que também aconteceu 3 vezes, foi que sempre que ia a pagar com dólares o pessoal não tinha troco na hora, e diziam sempre "Não se preocupe, eu já lhe trago..." ou então, no caso dos bilhetes do aeroporto "Eu dou-lhe o troco amanhã, juntamente com as facturas...", e o que é que eu ficava a pensar?!?!
- "Toma lá que já foste à vida, nunca mais o vês!!!" - Mas não, completamente enganado, vim com o troço e com as facturas todas!!!


Já no aeroporto,vim para Luanda a bordo dum "espectacular" Embraer 120, que dava nem mais, nem menos do que para 30 pessoas!!! Diga-se que o "entusiasmos" para este voo não era o mesmo que na vinda!!! Aquilo tinha hélices!!!
Ainda deu para apanhar uns sustos, principalmente quando iniciamos a descida para Luanda, aquilo não parava quieto, parecia que andava ao "sabor do vento" e eu a não achar piada nenhuma, acho que nunca tinha tido tantos "pensamentos profundos" a bordo dum avião, nem mesmo quando me atirei dum!!! Mas pronto, lá chegamos ao chão e nem se deu conta da aterragem!!! Uff!!!

Amanhã já há mais uma viagem para outra província...

2 comentários:

Marta da Cunha e Castro disse...

Mt fixe andares a passear de um lado para o outro!! Assimm, já não é tão secante e sempre dá para ir esquecendo as saudades de casa.

Qualquer dia já nem sabes é andar em Portugal!!!

Continua a contar as tuas aventuras para nos irmos rindo!!!

Nuno Alves disse...

Sim, ao menos assim dá para espairecer de Luanda e conhecer novos sítios, que é sempre bom!!!