Depois de 4 dias debaixo de pó, cá "estamos" de volta à civilização. Após ter as tendas montadas nada melhor do que um mergulho no canal para aliviar o calor e aproveitar para vegetar uma beca ao sol.
Como era o primeiro dia ainda não havia muita animação por aqueles bandas e como nós ficamos pelo "parque de campismo" nesse dia foi mesmo aproveitar o canal e tentar dormir um pouco antes dos concertos.
(Sudoeste - 10 anos, o que esta tenda já deve ter sofrido)
Neste primeiro dia fomos bem cedo para o recinto, estavamos cheios de pica para aquilo. Até deu para ver a abertura com os Gaiteiros de Lisboa :P, é não nada estava à espera, os bacanos estão lá!!!
Por volta das 20h era um dos momentos altos da noite para nós (fãs incondicionais desse grande artista, e não estou a falar do mestre José Cid, estou sim a falar do grande Tochas!!!). Estava na "hora" do stand-up do Pedro Tochas, esse granda maluco... (",)
Lá estava ele com o seu número de Palhaço Escultor e como sempre, esteve em grande!!! Sempre a meter-se com o público e é claro, para não variar, houveram uns sortudos que tiveram o "privilégio" de participar em alguns dos sckets!!! Uma das personagens estava em grande, a rapariga por tudo e por nada ponha-se de joelhos... Lol, o Tochas só se ria!!! Isto porque, no seu número o Palhaço Escultor não fala, sempre que quer alguma coisa faz por gestos. Então a rapariga estava sempre a perceber que se tinha de por de joelhos (não faço ideia o que ia naquela cabecinha, mas que deu pra por toda a gente a rir várias vezes deu!!! Lol...)
Como sempre o Tochas esteve em grande!!! Pena não lhe darem mais oportunidades de mostrar o que realmente vale. Porque o trabalho dele é excelente!!!
-"Tochas, faz de pónei..." (",)
(Grande Tochas!!!)
Enquanto se comia algo, aproveitava-se e ouviamos Souls of Fire no palco principal. Conhecia somente o que passa nas rádios e gostava, mas ao vivo são bastante bons. (Aqui tou eu armado em crítico de música, quando nem sequer sei tocar um acorde... Ele há gajos que deviam era estar quietos, e se calhar eu era um deles!!! :P)
E às 22h era altura de uma das bandas que eu queria ver e muito... Os Brazilian Girls, que de girls só têm mesmo a vocalista... Se não conhecem recomendo, é bastante calmo e agradavél!!! (Lá estou eu outra vez a mandar "bitates") Aproveitem e "saquem" duas músicas, "Pussy" e "Me Gustas Cuando Callas" são excelentes...
(Brazilian Girls)
E eles ao vivo são espectaculares, a mulher é doida!!! Lol, literalmente doida...
Aparece em público com a cara tapada (e assim esteve o concerto todo) e de vez enquando ia desenhando partes da cara no pano. Começou por por um baton bem vermelho nos lábios e acabou por desenhar uns olhos naquelas máscara que fez. Estava lá a mulher!!!
E ainda ficou "mais lá" quando cantou o "Pussy" (quem estava lá sabe o que se passou :P lol)
Adorei o concerto deles, fiquei ainda mais fã...
"Pussy"
She’s a face in the kraut
Looking right through you
As if she knew you
Better than you know yourself
What does she know about the things that you know?
That you go through only in a day?
Pussy Pussy Pussy Marijuana
Pussy Pussy Pussy
Pussy Pussy Pussy Marijuana
Pussy Pussy Pussy
She caught you walking about in a frozen desert
From the tip of the iceberg, you slip and fall
Falling through the clouds
Of your fata morgana
In the lap of your mama you land
She’ll understand
Pussy Pussy Pussy Marijuana
Pussy Pussy Pussy
Pussy Pussy Pussy Marijuana
Pussy Pussy Pussy
If you start looking around you
You know there’s no pretending
‘Cause how you twist and bend it
She’s the perfect tout
Leave everyone spellbound when she mixes and blends it.
‘Cause the message she’s sending is:
She’s ready to sell out.
Pussy Pussy Pussy Marijuana
Pussy Pussy Pussy (How much do you need)
Pussy Pussy Pussy Marijuana
Pussy Pussy Pussy Pussy Pussy Pussy Marijuana
Pussy Pussy Pussy (How much do you need)
Pussy Pussy Pussy Marijuana
Pussy Pussy Pussy Pussy Pussy Pussy
"Me Gustas Cuando Callas"
Me gustas cuando callas porque estás como ausente,
Me gustas cuando callas porque estás como ausente,
Y me oyes desde lejos, y mi voz no te toca.
Parece que los ojos se te hubieran volado
Y parece que un beso te cerrara la boca.
Y parece que un beso te cerrara la boca.
Como todas las cosas están llenas de mi alma
Como todas las cosas están llenas de mi alma
Emerges de las cosas, llena del alma mía.
Mariposa de sueño, te pareces a mi alma,
Y te pareces a la palabra melancolía.
Y te pareces a la palabra melancolía.
Ooooohhhh
Me gustas cuando callas y estás como distante.
Me gustas cuando callas y estás como distante.
Y estás como quejándote, mariposa en arrullo.
Y me oyes desde lejos, y mi voz no te alcanza:
Déjame que me calle con el silencio tuyo.
Ooooohhhh
Déjame que te hable también con tu silencio
Déjame que te hable también con tu silencio
Claro como una lámpara, simple como un anillo.
Eres como la noche, callada y constelada.
Tu silencio es de estrella, tan lejano y sencillo.
Tu silencio es de estrella, tan lejano y sencillo.
Ooooohhhh
Me gustas cuando callas porque estás como ausente.
Me gustas cuando callas porque estás como ausente.
Distante y dolorosa como si hubieras muerto.
Una palabra entonces, una sonrisa bastan.
Y estoy alegre, alegre de que no sea cierto.
Y estoy alegre, alegre de que no sea cierto
Uma coisa bacana que havia lá no recinto era a roda gigante, que após largos minutos numa fila lá conseguimos dar uma volta (é que foi mesmo só uma volta), mas valeu a pena, dava para ter uma vista bem gira...
Depois foi aproveitar o resto da noite e ver Mattafix e Gentleman que foi fish!!! Mattafix conhecia pouco, mas ouve-se bem (apesar de ter estado lá pouco tempo...) e Gentleman é bem bom, dá para dançar e o "jahman" tem bastante empatia com o público... Ele sabe como manter o público a curtir!!!
Quando Gentleman terminou era tempo de ir para tenda dormir uma beca, não fosse haver música em tudo o que era sítio e esta só ter acabado lá pras 9h da manhã. O que vale é que já ia com a filosofia de que "faltam 4 noites mal dormidas!!!"
Dia 2. Tendo em conta o pouco tempo ou mesmo nenhum que dormimos, até começou bem cedo!!! Por volta do meio dia :P, e toca de ir até ao canal refrescar um pouco... (A porra do ar condicionado da tenda tinha avariado nessa noite, eu bem tinha avisado que aquilo estava a dar as últimas... Mas não, ninguém liga ao que eu digo!!!)
Este era o dia mais esperado aqui pela "malta", queriamos ver Prodigy outra vez!!! É que era uma daquelas noites em que tudo interessava, fosse no palco TMN ou no palco Planeta Sudoeste (Bem... Quase tudo!!!). Mas como ainda não dá para estar em dois sítios ao mesmo tempo, um "gajo" tem que fazer escolhas... Então se quiseres ver os concertos mesmo lá à frente, ai é que tens mesmo de ficar lá, mesmo depois do concerto ter acabado para arranjar um lugar uns metritos mais à frente para o próximo.
E foi o que fizemos, 20h50 lá estavamos nós para ir ver David Fonseca (para ai, há 2 semanas que já não viamos um concerto dele :P ), e o que é que se há de dizer?!?! Nada mesmo, basta ver uma vez um concerto dele e dá logo para perceber que ele "tá lá"!!! Mais um concerto espectacular que ele deu.
A seguir era uma "novidade" para mim, o pouco que conhecia era dos clips que via (e até se "comiam")... E ainda por cima um amigo meu tinha visto um concerto deles e dizia cobras e lagartos daquilo (já estava a prever uma seca de 1h30 :(, mas a seguir era Prodigy e um "gajo" tem que fazer sacrifícios :P )
Goldfrapp lá começou e... Pah, isto é fish!!! (Pensava eu para comigo próprio) E não é que melhorou?!?! O que eu curti aquele concerto!!! Ui, ui... Excelente!!! Adorei também (e muito) os "lobos maus" e os "cavalinhos"... Ai os "cavalinhos"!!! :P
Muito bom mesmo, foi chegar a casa e "sacar" umas cenas deles. (Nota: Não ligar muito a gostos de amigos que não têm nada a ver com o teu!!! Lol, ou pelo menos muito pouco a ver :P)
E estava na altura do quê??? Ah, pois tava!!! Os "senhores da noite" eram os próximos (que demoraram tempo a entrar em palco para car... dass, que seca nos deram)
E que concerto!!! Tantos saltos, tantos pulos que ao fim da segunda música já não existia nenhuma relva lá à frente :P, havia sim era uma nuvem de pó abismal (lol, até custava respirar!!!) e que ideia mais estúpida tinha sido a minha de levar uma sweat branca. Aquele concerto foi decomunal, bastante físico, era só saltar, empurrar e saltar mais ainda. "Moche pits" por tudo o que era sítio, era impossível ficar muito tempo no mesmo lugar. Para mim foi o melhor concerto do festival, Prodigy rules!!!
Quando acabou o concerto escorria água, a sweat tinha deixado de ser branca pra ser castanha, o cabelo cheio de pó, os lábios e os dentes castanhos e a "cuspir" bolas de terra!!! Concerto EXCELENTE!!! Dali era tomar banho e tenda, é que já nem vimos o que vinha a seguir. Já nem interessava :P.
Terceiro dia ( já perto do fim :( ), ainda cansados e "empoeirados" da noite anterior... Foi aproveitar a tarde e ir até à Zambujeira passear e ir até à praia e vegetar ao sol (",), literalmente aproveitar aqueles dias de férias, porque se calhar não há mais assim tão depressa. Mas falando dos concertos desse dia, estava bastante curioso com a actuação dos Daft Punk, porque deles só conhecia videoclips.
A noite começou com a actuação do Chefe dos Ares Condicionados, aka, Boss AC e como nenhum dos 3 ainda o tinha visto ao vivo fomos lá "morder" o ambiente, e foi interessante. Bastante animado e com o pessoal a curtir. Marcelo D2 não chegamos a ver porque fomos jantar e quando chegamos já só vimos o pessoal a arrumar o palco para Skin. E essa sim, essa está muito lá!!! Deu um concerto espectacular, tal como o anterior que tinha visto dela na Expo. A mulher é doida!!! E tem uma voz...
Madness?!?! Era uma daquelas coisas que desconhecia quase por completo, tirando uma música da qual nem sequer sei o nome. Então e não é que foi logo a primeira música que eles cantaram?!?! E eu a pensar, que como era conhecida iria ficar pro fim... A partir dai foi sempre a perder o interesse, ao fim da segunda música já estavamos a andar dali para fora. É que aquilo era mesmo muito mau!!! Foi mesmo fugir, sim fugir é a palavra certa, dali e para bem longe, de modo a que não se pudesse ouvir :P Acabamos por ir parar ao pé do palco Sudoeste, onde me estiquei na relva ou erva ou pó ou o que raio queiram chamar àquele chão. Só sei que serviu perfeitamente para "dormir" uma beca.
Depois de tal descanso tentamos ir o mais para o pé do palco possível e estranhamente até arranjamos um lugar frontal e a cerca de 10m do palco, bem fish!!! Dos Daft Punk não sabia nada sobre como eram ao vivo, apenas sabia que à 4 anos que não actuavam e que este iria ser o primeiro de 5 concertos. Sinceramente estava muito curioso, isto porque, o pessoal do palco demorou muito tempo a montar a estrutura e sempre atrás de cortinas... Hum, o que se passaram lá a atrás?!?!
Quando as cortinas finalmente cairam, imensas luzes preenchiam o palco e uma enorme piramide estava no meio do palco. Piramide esta que era onde os dois manos davam o show deles, e show é a palavra correcta para aquele concerto. Vestidos com uns fatos bastante intergaláticos, aqueles dois literalmente levaram-nos numa viagem de 2h entre luzes, efeitos e música. O espectáculo deles metia tudo que era espectáculos de fogo de artifício que eu já tinha visto, apesar de que nem um foguete rebentou ali.
A sério, estava deslumbrado... Que concerto excelente!!! Eles são daquelas bandas que mesmo que não se goste da música (o que é falso, porque estive aquelas 2h a tentar dançar naqueles 30cm2 que tinha para me mexer), vale a pena ir somente pelo espectáculo visual. Numa palavra. Broootallll!!!
Mas a noite ainda não tinha acabado, lá por Daft Punk ter acabado ainda havia Dezperados no palco Sudoeste. E como já não os via à demasiado tempo (desde o
Hype@Tejo do ano passado!!! é que nem no Lux os fui ver ultimamente) tinha de os ver, estavam mesmo ali ao lado, mesmo que fosse sozinho (Cambada de meninos, não aguentam um concerto. Vão logo para tenda!!! Meninos!!! :P)
E foi até às 5h a dançar, entre mixs e remixs de Prodigy, Chemical Brothers, Air, Goldfrapp, Beck, etc. Aquilo foi só curtir!!! É que nem eles queriam sair dali, foram literalmente explusos do palco pelo staff... E terminaram em grande, "Smells like teen spirit"!!!
Quarto dia, o último :(:(:(, até já me estava habituar aquela vida, dormir mais ou menos até tarde, comer, depois ir para a praia apanhar sol e dar uns mergulhos e à noite concertos!!! Excelente!!! Uma vida muito boa!!!
Este último dia tinha de ser para aproveitar ao máximo, então fomos uns irreverentes, quisá, uns doidos mesmo. Fomos até Odexeiche, até à praia... Apesar de conhecer aquilo por ali, nunca tinha ido à praia de Odexeiche e... E sinceramente, passou a ser uma das minhas praias favoritas!!! A praia é linda, muita calminha, um rio a desaguar lá. Espectacular mesmo, e depois na companhia de amigos é sempre melhor :)
Estava-se tão bem na praia que acabamos por perder José González, que eu até queria ver... O primeiro concerto que vimos nessa noite foi Zero 7, ou seja, perdemos uns tantos!!! Mas pela praia valeu a pena...
Zero 7 foi bem calminho, muito chill out, mesmo fish!!! Ali à frente ao pé do palco, na descontra, a curtir o som... Uma surpresa foi a presença de José González numa série de músicas. Ah, não dá para deixar de referir na vocalista, estava possessa!!! Lol, granda doida!!!
Morning Hood, o concerto pareceu bacano, mas como não andava muito pela zona não deu bem para ter uma opinião...
Para terminar, a melhor banda portuguesa!!! Xutos!!! Estavamos à espera de um concerto abusivo, era o último do festival e ainda por cima eram os 10 anos do Sudoeste (",). Coladinhos mesmo às grades lá estavamos nós prontos para saltar. E estranhamente, era o meu primeiro concerto de Xutos deste ano?!?! Só o ano passado por esta altura já devia ter visto uns 4 concertos deles!!!
O concerto deles foi muito diferente dos outros que já tinha visto, muito calminho, com bastantes músicas que estava a ouvir pela primeira vez num concerto deles, o que até não foi mau, porque ouvi uma que gosto imenso.
"Querida pequenina"
Querida pequenina
És o sol
Que me fascina
Tens a luz
Que me ilumina
Onde estás?
Passa tempo passa
Cai fundo
No esquecimento
Não oiças
O meu lamento
Onde estás?
Onde estás?
Mas estava muito parado aquele concerto. Quando finalmente começaram com o repertório, ai é foi (até demais), era só empurrões e moches, pessoal a fazer "crowd surf". Aquilo parecia um motim, socos para um lado e para o outro. Ficou demasiado animado!!! E de certeza que por estar a haver tanta merda lá à frente, que eles começaram a cortar-se e acabaram por dar um concerto muito fraquinho, acho que foi dos piores que vi deles :(
E assim acabou o concerto, acabou o festival e as minhas mini férias :(, era dormir e de manhã arrumar as coisas, encher "Sónia Cristina" (viatura de transporte) até mais não e "remar, remar" até Lisboa e depressa porque à noite trabalha-se :(
Mas foi muito bacano, para repetir de certeza!!! Ai, ai, aqueles chuveiros mistos!!! :P