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quarta-feira, maio 28, 2008

terça-feira, maio 13, 2008

Opinião Ricardo Araújo Pereira sobre o(a) IKEA

Toda a gente está convencida de que o IKEA vende móveis baratos, o que não é exactamente verdadeiro. O IKEA vende pilhas de tábuas e molhos de parafusos que, se tudo correr bem e Deus ajudar, depois de algum esforço hão-de transformar-se em móveis baratos. É uma espécie de Lego para adultos. Não digo que os móveis do IKEA não sejam baratos. O que digo é que não são móveis. Na altura em que os compramos, são um puzzle. A questão, portanto, é saber se o IKEA vende móveis baratos ou puzzles caros. Há dias, comprei no IKEA um móvel chamado Besta. Achei que combinava bem com a minha personalidade. Todo o material de que eu precisava e que tinha de levar até à caixa de pagamento pesava seiscentos quilos. Percebi melhor o nome do móvel. É preciso vir ao IKEA com uma besta de carga para carregar a tralha toda até à registadora. Este é um dos meus conselhos aos clientes do IKEA:
não vá para lá sem duas ou três mulas. Eu alombei com a meia tonelada. O que poupei nos móveis, gastei no ortopedista. Neste momento, tenho doze estantes e três hérnias.
É claro que há aspectos positivos: as tábuas já vêm cortadas, o que é melhor do que nada. O IKEA não obriga os clientes a irem para a floresta cortar as árvores, embora por vezes se sinta que não faltará muito para que isso aconteça. Num futuro próximo, é possível que, ao comprar um móvel, o cliente receba um machado, um serrote e um mapa de determinado bosque na Suécia onde o IKEA tem dois ou três carvalhos debaixo de olho que considera terem potencial para se transformarem numa mesa-de-cabeceira engraçada.
Por outro lado, há problemas de solução difícil. Os móveis que comprei chegaram a casa em duas vezes. A equipa que trouxe a primeira parte já não estava lá para montar a segunda, e a equipa que trouxe a segunda recusou-se a mexer no trabalho que tinha sido iniciado pela primeira. Resultado: o cliente pagou dois transportes e duas montagens e ficou com um móvel incompleto. Se fosse um cliente qualquer, eu não me importaria. Mas como sou eu, aborrece-me um bocadinho. Numa loja que vende tudo às peças (que, por acaso, até encaixam bem umas nas outras) acaba por ser irónico que o serviço de transporte não encaixe bem no serviço de montagem.
Idiossincrasias do comércio moderno.
Que fazer, então? Cada cliente terá o seu modo de reagir. O meu é este:
para a próxima, pago com um cheque todo cortado aos bocadinhos e junto um rolo de fita gomada e um livro de instruções. Entrego metade dos confetti num dia e a outra metade no outro.
E os suecos que montem tudo, se quiserem receber.

terça-feira, maio 06, 2008

The Offspring - The Worst Hangover Ever

Ah, ah, ah!!! Esta letra deve ser o "espelho" de muitas noites de algumas pessoas!!! =P



"The Offspring - The Worst Hangover Ever"

Ballroom scene, but the fire underneath,
Gonna eat you all alive,
Gonna bring you to your knees.

Went out drinking late last night, I had a blast,
But now the morning light has come and kicked my ass!

(WOAH OHHH OHHH)

I've got the worst hangover ever!
I'm crawling to the bathroom again
It hurts so bad that I'm never gonna drink again

And by my seventh shot I was invincible
I would've never thought I'd be this miserable

(WOAH OHHH OHHH)

I've got the worst hangover ever!
I'm rollin' back and forth on the bed
I'm worked so bad that I'm never gonna drink again

Won't someone just kill me
Put me out of my misery!
I'm makin' deals with God
I'll do anything!

Make it stop please
Make it stop please!
Make it stop please
Make it stop please!

(WOAH OHHH OHHH)

I've got the worst hangover ever!
I'm crawlin' to the bathroom again,

It hurts so bad that I'm never gonna drink again.
I'll probably never drink again.
I may not ever drink again.
At least not 'til next weekend

I'm never gonna drink again!

segunda-feira, maio 05, 2008

Gavin Rossdale - Wanderlust

Gavin Rossdale, fez uma pausa na sua carreira com os Bush e prepara-se para editar a 3 de Junho o primeiro álbum a solo de nome Wanderlust.
Neste primeiro álbum, Gavin tem a participação da mulher, Gwen Stefani, no tema "Some Days" e de Shirley Manson, vocalista dos extintos Garbage, no tema "The Trouble I’m In".
O single de apresentação é "Love Remains The Same". Entretanto, já está on-line e aqui( =P ) um vídeo de apresentação do álbum Wanderlust.
A produção do primeiro álbum do antigo vocalista dos Bush e dos Institute(2005) ficou a cargo de Bob Rock(Metallica e Aerosmith).
Sobre o novo álbum, o músico diz: «Falo do meu desejo de viajar e ver o Mundo, é o meu desejo de sair e tocar para as pessoas. Sinto-me como um cavalo de corrida que esteve fechado durante muito tempo no estábulo. As portas estavam fechadas e ninguém conseguia encontrar as chaves».

"WanderLust Album Preview Trailer"



"Gavin Rossdale - Love Remains The Same"



"Gavin Rossdale - Love Remains The Same"

A thousand times i've seen you standing
Gravity like a lunar landing
Make me want to run till i find you
Shut the world away from here, drift to you, you're all i hear
Everything we know fades to black

Half the time the world is ending, truth is i am done pretending

I never thought that i had any more to give
Pushing me so far here i am without you
Drink to all that we have lost, mistakes that we have made
Everything will change, love remains the samefind a place where we escape
Take you with me for a space
A city bus that sounds just like a fridge
Walk the streets through seven bars
I had to find just out where you are
The faces seen to blur they're all the same

Half the time the world is ending, truth is i am done pretending

I never thought that i had any more to give
You're pushing me so far here i am without you
Drink to all that we have lost, mistakes that we have made
Everything will change, love remains the same

So much more to say, so much to be done
Don't you trick me out, we shall overcome
Cause our love stays ablaze

We should have had the sun
Could have been inside
Instead we're over here

Half the time the world is ending, truth is i am done pretending
Too much time to love defending, you and i are done pretending

I never thought that i had any more to give
You're pushing me so far here i am without you
Drink to all that we have lost, mistakes that we have made
Everything will change, everything will change

Oh, i.........

This could last forever

Oh, i........

We could last forever

Love remains the same
Love remains the same


MySpace: Gavin Rossdale
"Mais vale um pássaro na mão, do que dois a voar..."
(é isso e outro parecido, como: "Quem tudo quer, tudo perde.")

sexta-feira, maio 02, 2008

Oldboy - O velho amigo

PostersOh Dae-su (Choi) é raptado e encerrado numa prisão particular, sem que lhe seja dada justificação alguma. Passa 15 anos enclausurado, sozinho, num quarto com casa de banho e um televisor que lhe permite ter contacto com as mudanças no mundo exterior. O quarto é impregnado regularmente por um gás soporífero, precedendo a intervenção dos captores, que assim limpam o local ou cortam-lhe o cabelo, sem que o prisioneiro troque quaisquer palavras com outros humanos. Depois da libertação, Dae-su concentra-se exclusivamente na vingança; em descobrir quem o prendeu e quais as suas razões. Mas a tarefa não é fácil; tem de se adaptar a uma realidade década e meia à sua frente e é suspeito de um homicídio cometido durante o cativeiro. Mi-do (Kang), uma cozinheira de sushi de mãos frias vai ajudá-lo a procurar uma resposta para a pergunta que não lhe sai da mente: porquê? Baseado numa manga em 8 volumes de 1997, com argumento de Tsuchiya Garon e desenhos de Minegishi Nobuaki.

«Oldboy» é um filme com um certo número de surpresas narrativas, sendo recomendável evitar a leitura de textos pormenorizados antes do primeiro visionamento. Como é natural e habitual, procura-se, neste texto, evitar a descrição de especificidades do guião que devam ser descobertas no momento adequado pelo espectador.

O último filme de Park Chan-uk, e o segundo de uma Trilogia da Vingança iniciada com o magistral «Bokseuneun Naeui Geot» [«Sympathy for Mr. Vengeance»] (2002), chegou a Cannes sem que se registassem grandes expectativas nos relatórios de imprensa que antecipavam o festival. Nem os Cahiers do Cinema pareciam ter ouvido falar do realizador ou dos seus títulos anteriores, como o referido anteriormente ou «Joint Security Area», já projectado em Portugal, na Cinemateca Portuguesa. É natural que se esperasse mais de nomes mais conhecidos nos meandros da "arte e ensaio", como Wong Kar-wai ou Pedro Almodóvar, mas listar especificamente as "promessas asiáticas" que faziam parte da competição, referindo quase todos os títulos presentes menos «Oldboy», é sintomático da fraca expressividade do cinema sul-coreano no Ocidente ou a sua importância mitigada — até agora, diríamos — no contexto temático de um dos festivais de cinema "mais importantes da Europa", como diria, com muita contenção e receio de exagerar, um pivot de uma estação televisiva nacional.

Oldboy
Oh Dae-su é fechado, durante 15 anos, numa cela privada.
O momento sushi.

Quentin Tarantino, presidente do júri do Festival de Cannes, já fazia uma ideia do que poderia esperar, por conhecer a obra de Park e por estar mais atento aos zunzums provenientes da Ásia do que a imprensa que costuma cobrir aquele evento. Por outro lado, talvez devesse estar calado em vez de fazer comentários e amplificar o "hype" sobre filmes que ainda não haviam sido projectados.

Este não é um tipo de filme que gere consensos, devido à crueza e ao desejo por parte do realizador de não aligeirar as violentas consequências das acções nascidas de um desejo cego de vingança. Algumas pessoas ficaram impressionadas (ou até chocadas) com a violência representada e a multiplicação de comentários ilustrando esse sentimento pode contribuir para preparar os espectadores para desmembramentos constantes e sangue a salpicar nas paredes de cinco em cinco minutos. Mas «Oldboy» é menos violento do que o filme anterior de Park Chan-uk, onde existem cenas prolongadas de tortura, mutilações gráficas e sangue a jorrar a boa distância. Aqui, bom, a tortura é mais breve, a mutilação menos gráfica e o sangue não esguicha a mais de meio metro.

Alguma violência em «Oldboy» é mais sugerida que representada. Se atentarmos num exemplo em que Roger Ebert pega, uma cena que envolve a extracção não voluntária de parte da dentição em bom estado de uma personagem, vemos apenas o início do acto e a sua consequência (poder-se-ia comparar com a célebre cena da orelha em «Reservoir Dogs» que muitas pessoas jurariam ser detalhadamente gráfica, apesar de, na realidade, a câmara se afastar). O facto de muitos se afirmarem incomodados com o "excesso" de violência em «Oldboy» servirá sobretudo para aferir do impacto emocional do filme, ainda que o registo de Park seja, formalmente, frio e distanciado. Ebert, uma referência da crítica norte-americana, também é conhecido pelos seus momentos de particular sensibilidade. O exemplo máximo é o episódio em que trucidou «Veludo Azul», de David Lynch, devido ao "abuso" contra Isabella Rosselini, "obrigada" a rodar nua uma cena emotiva.

Choi Min-sik
Choi Min-sik (Dae-su).
Kang Hye-jeong
Kang Hye-jeong (Mi-do).

Há outro momento-choque frequentemente referido e o qual o realizador comentou durante a sua passagem por Cannes. Não parece que se trate de uma "surpresa" do filme e, se o fosse, deixaria de o ser, uma vez que parecia fadada a tornar-se “a” questão incontornável a colocar ao realizador ou ao actor Choi Min-sik. Em todo o caso, o leitor (sobretudo se for vegetariano) pode preferir saltar o resto do parágrafo. A cena em causa é quando Dae-su come um polvo. Inteiro. Vivo. A espernear (tentacular?). Bom, na Coreia do Sul é normal comerem-se polvos a espernear, a novidade é que Dae-su dispensa a parte em que o bicho é seccionado para ser ingerido pedaço a pedaço. Este interlúdio gastronómico não é bem visto por alguns que comentam que na Coreia do Sul não há muita preocupação com o bem-estar dos animais. É certo que o bem estar do falecido polvo não foi assegurado e isso quem vir o filme poderá conferir. Mas o que está em causa é, quanto muito, uma questão cultural e não exactamente de respeito por "direitos dos animais" (num contexto de uma sociedade onde é normal matar animais para fins de alimentação). A questão só seria diferente se o cefalópode tivesse sido morto gratuitamente; aqui é óbvio que foi usado para alimentação. O choque ou o desagrado não terá, naturalmente, o mesmo efeito num país ibérico onde se sangram animais com a principal finalidade de recreação, do que, por exemplo, nos EUA onde se dilui a relação entre os seres vivos e a respectiva apresentação à mesa.

Estamos perante uma obra de género, um thriller negro, mas também um ensaio sobre a vingança, seus limites e consequências. Seria pouco interessante desenvolver um filme de duas horas apenas para dizer que a vingança não leva a lado nenhum, que violência gera violência, etc. Park Chan-uk usa a temática como enquadramento narrativo, criando um filme para o grande público (na Ásia, pelo menos), com um argumento bem escrito, que se desenvolve e revela nas doses certas. O elenco é virtualmente o ideal. Choi Min-sik e Kang Hye-jeong estão muito bem, tal como a generalidade dos secundários. Yu Ji-tae, por outro lado, já não me pareceu tão insubstituível.

Choi Min-sik, que já foi visto num filme estreado em Portugal, «Embriagado de Mulheres e Pintura/Chwihwaseon» (2002), encarna na perfeição uma personagem que não tem nada a perder e que consegue transmitir uma impressionante força e destreza física, fazendo-nos aceitar os excessos de alguns confrontos. Choi é um actor com uma amplitude notável, como se poderá constatar, por exemplo, confrontando o Dae-su de «Oldboy», com o gangster falhado de «Failan» (2001). Kang Hye-jeong apareceu anteriormente na produção de baixo orçamento, rodada em DV, «Nabi» [«Butterfly»], uma pequena curiosidade de ficção científica melancólica e filosófica, projectada no Fantasporto de 2002 [vd. texto], e tem aqui um trampolim para uma carreira prometedora.

Choi Min-sik
Dae-su não sai de casa sem o martelo de estimação.

Se o texto é complexo e rigoroso, a composição visual fornece-nos um nível aparte para a apreciação da obra. A fotografia é cuidada, os enquadramentos cuidadosamente preenchidos e equilibrados, os movimentos da câmara são naturais e espontâneos. Veja-se o plano contínuo no corredor, que opõe Dae-su a um vasto número de homens armados com paus e facas. Todas as opções formais se ajustam bem para o contar da história. Para além desse plano-sequência, que ilustra a capacidade de resistência até limites insustentáveis, alimentada pela raiva e pelo desejo de vingança, a montagem adapta-se conforme o tom da cena e o estado de espírito de Dae-su: no início do filme, a embriaguez é reflectida pela utilização de uma infinidade de jump cuts.

Não há moral nos filmes de Park — os julgamentos ficam a cargo do espectador. «JSA», outro filme onde se parte numa investigação ao passado e onde o flashback tem uma relevância narrativa superior, já reflectia esta imparcialidade do cineasta. É com «Sympathy for Mr. Vengeance» que «Oldboy» tem maiores semelhanças formais e narrativas. Park constrói um mundo negro, imerso nas trevas, que se vai revelando, à medida que os “heróis” vão ser obrigados a enfrentar esse meio. Em ambos os filmes existem criminosos organizados que fornecem serviços socialmente repulsivos a quem estiver disposto a pagar por eles: órgãos humanos no primeiro filme, encarceração privada no segundo. A moral não precisa de ser pregada: os resultados dos actos falam por si e em momento algum se glorifica a violência que pontua o caminho das personagens — Choi em «Oldboy», Song Kang-ho em «Sympathy...».

Kang Hye-jeong

O sexo tem também um papel similar nas duas partes da trilogia da vingança de Park Chan-uk. Não há preliminares ao som de música ligeira; corta-se directo para um acto, cuja representação oscila entre a ternura e a crueza, sem lugar para palavras doces. É um acto de consumação ensombrado por uma contagem decrescente invisível, ilustrando um desespero de fim-dos-tempos, como se as personagens pressentissem que o futuro é muito negro e que o tempo lhes foge entre os dedos. A última oportunidade para amar, dir-se-ia... Ainda que não seja o registo do “romântico” que fica na nossa memória depois de vermos um ou outro filme, «Oldboy» é, afinal, também uma história de amor.

texto retirado de Cinedie Asia

"Ri-te, e o mundo ri-se contigo. Chora, e chorarás sozinho."

segunda-feira, abril 28, 2008

Que "granda" mula!!!

Reza a historia que num casal de recém casados, com apenas 2 semanas de casamento, o marido, apesar de feliz, já estava com uma vontade irreprimível de sair com a malta para fazer uma festa. Assim ele diz para a sua queridinha:
- Mor... Já volto...
- Onde vais meu docinho...? (Ela põe uma expressão de recém casados)
- Ao barzinho, tomar uma cervejinha.
A mulher põe a mão na cintura e responde-lhe:
- Queres uma cervejinha, meu amor???
E nesse momento abre a porta do frigorífico e mostra-lhe as marcas de cervejas que ele adora... O marido sem saber o que fazer, responde-lhe:
- Meu docinho de côco... Mas no bar... Sabes... O copo é gelado...
O marido não tinha terminado de falar, quando ela interrompe a sua conversa e lhe diz:
- Queres um copo gelado, mor?
Nesse momento a esposa tira do congelador um copo bem gelado, branco, tão branco que ate tremia de frio. então o marido responde:
- Mas, meu céu, no bar tem aqueles salgadinhos óptimos... Já volto, tá?
- Queres salgadinhos meu amor???
Então foi-lhe buscar 15 pratos de salgadinhos diferentes: bolinhos de bacalhau, rissóis, pipocas, amendoins, pasteis de carne, empadinhas...
- Mas, minha bonequinha... Lá no bar... Sabes.... As piadas, os palavrões, tudo aquilo....
- Queres palavrões meu amor??? Então vai pró caralho, mas daqui tu não sais, meu filho da puta!!!

Protesto das mulheres diante da explosão do homossexualismo masculino em todo o mundo

The Gift @ Almada

Já perdi a conta ao número de concertos de Gift que já assisti, mesmo assim continuo sempre à procura de quando e onde irá ser o próximo!!!
Desta vez o concerto foi em Almada, na comemoração de mais um aniversário do 25 de Abril. Apesar de não parecer haver muito público no recinto, não foi isso que fez com que eles não se esmerassem no espectáculo.
Para variar, e eu sei que que altamente suspeito, o concerto foi muito bom. E para um concerto grátis até tocaram bastantes músicas!!!
Não sei bem o que é que se passou nas cabecinhas daqueles meninos quando tocaram a música "In Repeat", mas eu gostei!!! É que pareciam completamente passados das ideias... Principalmente a Sónia Tavares (vocalista) e o Nuno Gonçalves (teclas e tudo mais que lhe vá parar às mãos) que estavam simplesmente doidos, sendo que, a Sónia até "partiu" o seu "mini" xilofóne... Estavam mesmo a "curtir milhões" com aquela música!!! (",)
Infelizmente não está no YouTube nenhum vídeo desta música inteira, é pena, ficam com um excerto e com uma versão "diferente" do "Ok! Do you want something simple?" que também é bem bom (",)...


"The Gift - In repeat @ Almada"


"The Gift - Ok! Do you want something simple? @ Almada"

quarta-feira, abril 16, 2008

David Fonseca @ Coliseu de Lisboa

Depois de uma semana inteira repleta de "sofrimento" no Porto, parece-me bastante justo ser "auto-compensado" com uma das coisas que eu gosto mais de fazer, que é assistir a concertos!!! =)
E desta vez foi mais um concerto de David Fonseca, este no Coliseu de Lisboa, da tour "Dreams in colour". Desta vez até deu para ficar sentado num camarote!!! Gente fina é outra coisa, a ver a "plebe" lá em baixo!!! =P Brincadeira!!! Eu bem queria estar lá "em baixo na plateia, mas esses bilhetes já estavam esgotados... =( Ao menos assim não cansei as pernas...
A primeira parte do concerto foi feita pela Rita Red Shoes, que é também a pianista do David Fonseca. Ela apresentou o seu álbum de estreia "Golden Era", que é bastante interessante. A "menina" encarna bem o nome, pois o sapatinho encarnado não podia faltar!!! Nem a ela, nem aos restantes músicos que a acompanhavam...
Apesar de ter chegado atrasadito deu para aproveitar bem o concerto, e devo dizer que gostei bastante. Apesar de conhecer mal o álbum, de só conhecer algumas das músicas, parece ser bom!!! =P

"Rita Red Shoes - Dream On Girl"

Dream on girl, Dream on girl
I want to see you sleep tonight
You're up and down
You hit the ground
And time is drifting through your fears

I can find your dreams tonight
And make your lover come back home
If you don't know, you are on your own
I'll choose the best place for you to sleep

Come back to see the day you lost your heart
And all your hopes
I'll take you to see the sunrise and try to catch your ghost

Come on girl, a dream is your world
The signs you see are in your mind
The words that you speak are here in my ear
So I can hear you falling down

Take a breath to see me
I can wait for you to
Live a life with no hopes but
If you still believe…

Come back to see the day you lost your heart
And all your hopes
I'll take you to see the sunrise and try to catch your ghost

Come back to see the day you lost your heart
And all your hopes


"Rita Red Shoes - Dream On Girl @ Coliseu de Lisboa"

E o concerto terminou com um até já!!! Pois o piano estava à espera dela dai a uns minutos...
O concerto de David Fonseca foi muito, mas mesmo muito bom. Foi uma espécie de viagem, uma visita pelo "mundo" dele. Para além da música, teve filmes e histórias, algumas verdadeiras, outras bastante loucas ao ponto de nos deixarem a rir sem parar!!! O concerto começou com uma banda "Mariachi" que o acompanhou na primeira música. Deu logo para perceber que o concerto ia ter a sua piada!!!
Entre músicas, filmes e histórias o concerto lá ia avançando. E para mim uma das partes mais cómicas foi quando ele falou das profissões que tinha ou que gosta de ter tido. E a de "Agente Secreto" foi sem dúvida a profissão mais estranha que ele "teve"...


"David, o agente secreto!!!"

E a versão "Video kill the radio star"?!?! À pois é, a loucura do 80s!!! Eu não me cansado de dizer isto, mas o concerto foi mesmo muito bom, cheio de boa disposição!!! E para provar que isso é verdade, deixo aqui uns vídeos para quem quiser ver.



"David Fonseca - Kiss me, oh kiss me @ Coliseu de Lisboa"


"David Fonseca - Video kill the radio star @ Coliseu de Lisboa"


"David Fonseca - Someone that cannot love @ Coliseu de Lisboa"

E depois de dois encores ainda houve tempo para umas brincadeiras finais, tal como entrar no palco uma cama, onde ele estava deitado a tocar, enquanto dizia que estava na "hora dele" se ir embora, e ia sendo projectado um filme que passava o sonho dele. Cheio de personagens, bonecos e outras coisas!!! E quando se pensava que tudo tinha terminado, levanta-se ele da cama vestido de soldado e entra o resto da banda vestida com as personagens que iam aparecendo no sonho... Lol, muito giro... Só rir!!! Quando for grande quero ser como ele!!! =P Lol!!!
E assim terminou o concerto, perto da 1h da manhã, ou seja, cerca de 3h de concerto só dele... Valeu muito, mas mesmo muito a pena!!! É um senhor!!!
Se não foram, e ntão fiquem a saber que perderam um grande concerto!!! =P

domingo, março 30, 2008

Se um dia te sentires inútil ou deprimido, lembra-te só disto: "Já houve um dia em que foste o espermatozóide mais rápido do grupo..."

Com o "alto patrocínio" do Secas!!!
... é como as bananas!!! Toda a gente gosta, mas não é a fruta favorita de ninguém!!!

Aqui está uma frase com muito "sumo"...

Casino do Estoril, 40 anos!!!

Até calhava bem a festa do casino ter sido numa sexta-feira, assim sempre dá para ter uma noite diferente das habituais!!! Até porque não é sempre que se pode assistir a um concerto de Xutos e de Gift no mesmo dia e no mesmo sítio!!!
O concerto de Xutos foi no salão "Preto e Prata" e teve o acompanhamento da orquestra "Big Band Rock n' Roll", ou seja, foi muito parecido com o último concerto que deram na Torre de Belém!!! Foi um bom concerto, longe de estar perto dos melhores deles, ainda assim, foi um bom concerto. Mas o mais giro desse concerto foi ver as "tias da Linha" a curtir milhões!!! =P
Cá foram, pavoneavam-se personagens por todos conhecidos. Ora era o Super-Homem, os Beatles, o Camões e as suas Ninfas, o James Bond sempre acompanhado com as belas Bond Girls (ou deverei dizer Bunda Girls?!?! Fiquei confuso!!! =P ), até mesmo o próprio Fernando Pessoa e seus heterónimos!!! Até tivemos direito a um "tête-à-tête" com o Ricardo Reis!!!
Isto tudo enquanto esperávamos por mais um concerto de Gift, por mais vezes que os veja nunca são demais (agora só falta é conseguir deixar de associa-los à péssima noite que tive da última vez que os ouvi...) e que mais é que posso dizer de um concerto deles para além de excelente e de que adorei!!! E que eles são realmente muito bons!!! E que já estou a fazer planos para ir a mais um concerto deles brevemente!!! Visto que não tenho nada dessa noite, vou acabar aqui o post!!!


Esta semana foi produtiva no que toca ao assunto "Concertos"!!!

Portishead @ Coliseu do Porto

Este era um daqueles concertos que eu já estava mentalizado que não ia ver, até porque os bilhetes estavam esgotados tanto para o Coliseu do Porto como para o de Lisboa à umas valentes semanas, e ainda tinha a agravante de supostamente ir estar a trabalhar de noite nos dias dos concertos... Mas como se costuma dizer, "todos os cães têm sorte", mesmo os que não merecem e eu tive uma surpresa que me deixou completamente deslumbrado!!! Ofereceram-me o bilhete para o concerto (e assim deixam a "criança" que há em mim feliz!!! o que um bilhete para um concerto pode fazer!!!) e ainda por cima "deram-se" ao trabalho de ir ao concerto do Porto em vez de ir ao de Lisboa... =S
Assumindo que esta surpresa foi uma espécie de prenda, tenho a dizer, sem qualquer tipo de dúvida, que não me lembro da última "prenda" que me deixou com tamanha felicidade interior?!?! Passo a explicar o que quis dizer com "felicidade interior", aparentemente sempre que me fazem uma surpresa ou me dão algo que eu realmente gosto fico com um ar absolutamente atónito, sem reacção, até devo dar a entender que não gostei, porque não esboço qualquer sorriso nem mostro qualquer alegria... Eu sei que é estranho, pelo menos a mim parece-me estranho, mas a verdade é que fico sem qualquer reação e depois nem sei o que dizer...
Mas falando do concerto, porque é esse o título do post!!! Estava previsto o concerto ser às 21h, e eu nem sequer sabia se ia haver uma banda a abrir ou não. Mas a resposta é sim, havia mesmo uma banda a abrir. Uns húngaros que tocaram durante uns 40 minutos, até gostei das primeiras músicas mas depois começaram-me a fazer dores de cabeça!!! Acho que não estava preparado para uma coisa tão alternativa!!!
Depois de um intervalo de quase 40 minutos entre a primeira banda e os senhores da noite, lá começou o concerto por volta das 22h30. Começou logo com a primeira música do novo álbum (Third), música esta que dá pelo nome de "Silence" e que tem um final muito bom, na minha opinião... Depois de mais duas ou três músicas do novo álbum lá começaram a tocar algumas das "pérolas" e deixem-me dizer que ao vivo ainda soam melhor!!!

Foi um concerto muito bom, tocaram bastantes das músicas que lhes são emblemáticas e quase o novo álbum na integra, deu vontade de ir ao de Lisboa que era no dia seguinte...
Até porque ambiente estava muito bom, o coliseu estava completamente cheio, lotado!!! E a senhora Beth Gibson, é mesmo uma "senhora". Tem uma voz espectacular!!!
Pessoalmente, de todas as músicas que tocaram as que gostei mais de ouvir foram a "Wondering Star" (uma versão um tanto ou quanto acústica absolutamente soberba!!!) e a "Mysterons" (mas a verdade é que gostei de todas e muito!!!).


"Wondering Star - Portishead @ Coliseu do Porto"


"Mysterons - Portishead @ Coliseu do Porto"


Do novo álbum adoro a "Machine Gun", a "Silence", a "Magic Doors", a "Nylon Smile" e, e é melhor parar porque senão digo todas as músicas do álbum e ficam a perceber que eu gosto!!! =P Se ainda não conhecem o novo álbum, não perdem nada em ouvi-lo, por isso desloquem-se à vossa "loja" mais perto e "comprem" o CD deles, porque está bom, muito bom!!!


"Machine Gun - Portishead @ Coliseu do Porto"



PS: Obrigado!!! Só mesmo tu para me fazeres uma surpresa destas!!! Obrigado, Marta. Mesmo não parecendo :S, adorei a surpresa =) =) =)

terça-feira, março 11, 2008

Diz não às drogas!!!





Tricky - Suffocated Love

No outro dia deu-me para descobrir algumas coisas de Tricky e de um albúm dele e descobri que a música, "Suffocated Love", foi inspirada num soneto de William Shakespeare. Deixo aqui as duas versões se vos apetecer ler e comparar...

William Shakespeare - Sonnet 138

When my love swears that she is made of truth,
I do believe her, though I know she lies,
That she might think me some untutor'd youth,
Unlearned in the world's false subtleties.
Thus vainly thinking that she thinks me young,
Although she knows my days are past the best,
Simply I credit her false-speaking tongue:
On both sides thus is simple truth supprest.

But wherefore says she not she is unjust?
And wherefore say not I that I am old?
O, love's best habit is in seeming trust,
And age in love loves not to have years told:

Therefore I lie with her, and she with me,
And in our faults by lies we flatter'd be.

Tricky - Suffocated Love

It's too good, it's too nice
She makes me feel it's too quick
Is it love? No not love
She turns my sexual tricks
She says she's mine, I know she lies
First, I scream, then I cry
You take a second of me
You beckon, I'll bleed
She suffocates me
She suffocates me with suggestions
I asked 'do you feel the same?'
And later on, maybe
I'll tell you my real name
She's so good, she's so bad
You understand, I can't expand
Now I could just kill a man
She's on her knees, I say please
I cross her city lines, she's got brown eyes
I think ahead of you, I think instead of you
Will you spend your life with me
And stifle me?
I know why the caged bird sings, I know why

Forgive and you're forgiven
Kingdom come
Can you wait for yours
I need to taste some
Life's really funny
I laugh while she spends my money
She's my freak
I guess I'm weak
You ask what is this?
Mind your business
I pass idle days with my idle ways
'Til the twelfth of always
She walks my hallways
I keep her warm, but we never kiss
She cuts my slender wrists
Let's waste some more time
I sign the dotted line
A different level
She-devil

I think ahead of you, I think instead of you
Will you spend your life with me
And stifle me?
I know why the caged bird sings, I know why

You ask what is this?
Mind your business
I pass idle days with my idle ways
'Til the twelfth of always
She walks my hallways
I keep her warm but we never kiss
She says I'm weak and immature
But it's cool
I know what money's for
Push comes to shove
Her tongue's her favourite weapon on attack
I slap her back, she mostly hates me

I think ahead of you, I think instead of you
Will you spend your life with me
And stifle me?
I know why the caged bird sings, I know why

Can I take off your clothes
Before we go out
And when you're helpless
I'll scream and shout
We finish everyday
Well, anyway
Sixty-nine degrees
My head's between her knees.
You ask what is this?
Mind your business

It's too good, it's too nice
She makes me feel it's too quick
Is it love? No not love
She turns my sexual tricks
She says she's mine, I know she lies
First, I scream, then I cry
Take a second of me
You beckon, I'll bleed
Take a second of me

I think ahead of you, I think instead of you
Will you spend your life with me
And stifle me?
I know why the caged bird sings, I know why
I know why the caged bird sings, I know why


"Tricky - Black Steel & Suffocated Love"


Tal como Tricky disse numa entrevista: "-On the far wall a Method Man sticker is holding up a photocopy of Shakespeare's sonnet 138... He tells me it's the inspiration for Maxinquaye's spellbinding 'Suffocated Love'..."

Versos de Florbela Espanca

Tortura

Tirar dentro do peito a Emoção,
A lúcida Verdade, o Sentimento!
-E ser, depois de vir do coração,
Um punhado de cinza esparso ao vento!...

Sonhar um verso d'alto pensamento,
E puro como um ritmo d'oração!
-E ser, depois de vir do coração,
O pó, o nada, o sonho dum momento!...

São assim ocos, rudes, os meus versos:
Rimas perdidas, vendavais dispersos,
Com que eu iludo os outros, com que minto!

Quem me dera encontrar o verso puro,
O verso altivo e forte, estranho e duro,
Que dissesse, a chorar, isto que sinto!!



Lágrimas Ocultas

Se me ponho a cismar em outras eras
Em que ri e cantei, em que era querida,
Parece-me que foi noutras esferas,
Parece-me que foi numa outra vida...

E a minha triste boca dolorida
Que dantes tinha o rir das primaveras,
Esbate as linhas graves e severas
E cai num abandono de esquecida!

E fico, pensativa, olhando o vago...
Toma a brandura plácida dum lago
O meu rosto de monja de marfim...

E as lágrimas que choro, branca e calma,
Ninguém as vê brotar dentro da alma!
Ninguém as vê cair dentro de mim!




As minhas ilusões

Hora sagrada dum entardecer
D'Outono, à beira mar, cor de safira.
Soa no ar uma invisível lira...
O sol é um doente a elanguescer...

A vaga estende os braços a suster,
Numa dor de revolta cheia de ira,
A doirada cabeça que delira
Num último suspiro, a estremecer!

O sol morreu... e veste luto o mar...
E eu vejo a urna d'oiro, a baloiçar,
À flor das ondas, num lençol d'espuma!

As minhas Ilusões, doce tesoiro,
Também as vi levar em urna d'oiro,
No Mar da Vida, assim... uma por uma...



Neurastenia

Sinto hoje a alma cheia de tristeza!
Um sino dobra em mim, Avé Marias!
Lá fora, a chuva, brancas mãos esguias,
Faz na vidraça rendas de Veneza...

O vento desgrenhado, chora e reza
Por alma dos que estão nas agonias!
E flocos de neve, aves brancas, frias,
Batem as asas pela Natureza...

Chuva... tenho tristeza! Mas porquê?!
Vento... tenho saudades! Mas de quê?!
Ó neve que destino triste o nosso!

Ó chuva! Ó vento! Ó neve! Que tortura!
Gritem ao mundo inteiro esta amargura,
Digam isto que sinto que eu não posso!!...



Para quê??!!

Tudo é vaidade neste mundo vão...
Tudo é tristeza; tudo é pó, é nada!
E mal desponta em nós a madrugada,
Vem logo a noite encher o coração!

Até o amor nos mente, essa canção
Que o nosso peito ri à gargalhada,
Flor que é nascida e logo desfolhada,
Pétalas que se pisam pelo chão!...

Beijos d'amor! P'ra quê?!... Tristes vaidades!
Sonhos que logo são realidades,
Que nos deixam a alma como morta!

Só acredita neles quem é louca!
Beijos d'amor que vão de boca em boca,
Como pobres que vão de porta em porta!...

retirado do "Livro de Mágoas", de Florbela Espanca

segunda-feira, março 10, 2008

"Les 11 Commandements"

No outro dia, em conversa, estavam a falar de um vídeo que tinham visto numa qualquer página que normalmente tem um ou outro vídeo, tipo YouTube. E a descrição do pequeno vídeo deixou-me bastante curioso ao ponto de ir procurar-lo, e após alguma pesquisa e uns tantos outros vídeos enganados lá encontrei o que procurava (não, não perdi assim tanto tempo).
Mas antes de vos mostrar o vídeo, deixo-vos a introdução que me contaram. Até porque facilita, visto que o vídeo está numa língua estranha, entenda-se francês, dobrado por cima por outra de "leste"...
Este vídeo é um apanhado feito por uns franceses intitulados de "Les 11 Commandements" e a história é a seguinte. Alguém telefona para a "telepizza local" e pede uma pizza e do outro lado, após ter registado o pedido, diz-lhe:
-Por mais 1€ tem direito a uma surpresa!!! Está interessado??? - rapaz das pizzas.
-Então e qual é a surpresa??? - cliente pouco esperto!!!
-Oh, se eu lhe disser a surpresa deixa de ser surpresa!!! Dahhh!!! - rapaz das pizzas.
-Ah... Pois... Também por mais um euro!!! Que venha ela!!! - cliente.
De seguida outro rapaz das pizzas vai entregar o pedido. (que grande personagem!!! grande no sentido da palavra...) Chega lá, entrega a pizza e diz:
-Ora aqui está a sua surpresa!!! - rapaz das pizzas 2.
E é ver entrar casa dentro uma data de gente!!! Mas mesmo muita gente, eles eram gajos, gajas, drag queens, travestis, híbridos e sabe-se lá mais o quê!!! De salientar que toda esta gente ia apetrechada com rádios, colunas, bolas de espelhos, máquinas de fazer fumo e bolhas, luzes, strobes e de muita vontade de provocar o caos e de espalhar muito amor naquela casa!!!
E é lindo ver o dono da casa em pânico, sem saber o que fazer!!! Hehehe... =P (com o mal dos outros podemos nós bem!!!) E passados 5 minutos toda a gente desaparece, ficam somente o fumo e as bolhas de espuma no ar e o senhor sentado no sofá a tentar perceber o que se tinha passado ali!!!
Para terminar o rapaz das pizzas volta atrás a dizer:
-Olhe, está aqui o molho picante. Ia-me esquecendo de entregar... - rapaz das pizzas 2.

Acho que está simplesmente genial!!!
Este é outro vídeo de outro dos rapazitos dos "Les 11 Commandements"!!! Também tem a sua piada...

Ora boas!!! Um post depois de tanto tempo...

Já não vinha aqui escrever barbariadades à imenso tempo, à tanto tempo que nem sequer me lembro da última vez que abrir o editor do blog... Se pensavam que tinha sido desta que o gajo que escreve este blog tinha ficado inteligente e que tinha deixado de publicar ideias parvas e inúteis na net, enganem-se!!! Simplesmente não tenho tido assuntos, nem tempo, nem vontade para por aqui o que quer que seja. Tenho tido cenas ou mer... para fazer, aparentemente, diz quem me conhece, digo isto muitas vezes... Parece até que é imagem de marca associada à pessoa, pena seja que normalmente o invocar dessas citações não costume ser pelas melhores razões, ora era por causa da faculdade, ora é por causa do trabalho ou então pela novíssima razão que é, pela faculdade e pelo trabalho!!! =P
Mas ultimamente, nenhuma das razões anteriores é a origem ou causa de estar tanto tempo sem actualizar o blog. A verdade é que existe muita falta de tempo, tempo esse que eu tenho preferido gastar noutras coisas, em coisas que não me farto de fazer e de "perder" tempo com elas. Quando se gosta, o tempo parece voar e nem sequer damos conta dele, e nunca estamos satisfeitos com o tempo que estivemos ocupados com essa coisa. (Acho que estou a abusar da palavra tempo!!! Já viram como o tempo esteve hoje??? Uma verdadeira mer... Que frio passei!!! Será que nunca mais chega o tempo quente?!?! Mais uma vez a referência à palavra tempo!!! O que é que se passa comigo para ter embirrado com esta hoje?!?! Olha, "hoje" é uma referência temporal, ou seja, "mete" tempo outra vez ao barulho!!! =P A quantidade de parvoíces que eu consigo debitar por segundo às vezes transcede-me!!! Deixa-me por vezes, quisá, extasiado!!! Eu vou parar, prometo, pelo menos por agora...)
Resumindo, não tenho tido tempo para actualizar o blog porque tenho "gasto" esse tempo com coisas que acho serem mais importantes, muito mais importantes e que me dão bastante gozo!!! E que coisas são essas?!?! Isso agora... Cenas, mer... minhas!!! =P
E já agora, em relação à minha novissíma desculpa de ser por causa "da faculdade e do trabalho" é outra vez verdade porque houveram para aí umas "más" influências que me convenceram a tirar o mestrado e então agora tenho aulas à noite 3 vezes por semana. Que bom!!! Estou tão contente por saber que durante o próximo semestre vou ter que jantar 3 vezes na cantina da faculdade e de voltar a ter aulinhas!!! Hurra!!! Que festa!!! (Esta felicidade toda deve-se a hoje, novamente uma referência temporal, ter ido ao meu primeiro dia de aulas do mestrado. Foram só 4h30!!!)
Mas já que estou aqui no blog vou aproveitar para publicar mais um ou outro post, visto que desde do início do ano este é o meu terceiro post. E um post por mês de barbaridades ou de piadas parvas, muito parvas, parece-me pouco...
A shot in the head wasn't enough...